Questão 180227

Geografia · 2023

Questão

ID 180227

Disciplina: Geografia

Assuntos: Estrutura Geológica da Terra, Sismologia, Solos e Relevos do Brasil

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal de Santa Catarina


“A novidade do estudo que analisou ondas sísmicas de terremotos repetidos nas últimas seis décadas foi apontar que o núcleo interno começou a girar um pouco mais rápido que o resto do planeta no início dos anos 1970, mas estava desacelerando antes de entrar em sincronia com a rotação da Terra por volta de 2009. No trabalho, pesquisadores chineses também sugeriram que o núcleo interno gira, em relação à superfície da Terra, para frente e para trás, como um balanço em um ciclo de oscilação que dura cerca de sete décadas” (PACHECO, 2023). Conforme aduz o trecho citado, as camadas da Terra continuam sendo estudadas até os dias de hoje. Sobre o núcleo da Terra, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O núcleo interno da Terra é de silício, muito acima da temperatura de fusão, e permanece sólido pela pressão.

( ) O núcleo externo é de ferro metálico fundido, com densidades superiores à do núcleo central. As altas temperaturas permitem que o núcleo externo permaneça em estado líquido.

( ) O limite entre a porção superior do manto e a crista acima é chamada de Descontinuidade de Mohorovičić, como homenagem a um sismologista iugoslavo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 180227
Pular para o conteúdo principal