Questão 1788922

Medicina · 2021

Questão

ID 1788922

Disciplina: Medicina

Assunto: Hipertensão Arterial Sistêmica

Ano: 2021 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante


Você atende pela primeira vez uma paciente feminina de 67 anos de idade, que teve diagnóstico de hipertensão arterial estágio 1 após realizar medidas de pressão arterial (PA) na unidade básica de saúde. Traz consigo controles laboratoriais realizados há 15 dias que mostravam:

Glicemia de jejum = 88 mg/dl

Creatinina sérica = 1,1 mg/dl, com depuração de creatinina estimada = 91 ml/min.

Exame de urina = sem alterações

ECG = dentro dos padrões de normalidade.

Colesterol total= 221 mg/dl; LDL-colesterol = 122 mg/dl.

Suas medidas de PA apresentaram valores entre 140-144 x 91-93 mmHg. A paciente faz uso regular de hidroclorotiazida 12,5 mg/dia e foi orientada à redução do sal na dieta e caminhadas diárias. O restante do exame físico foi completamente normal com índice de massa corporal de 25,5 k/m2. A paciente está assintomática e referiu que seu pai faleceu de infarto do miocárdio aos 54 anos. Considerando a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, assinale a alternativa correta em relação à conduta a ser tomada.

Alternativas da questão 1788922
Pular para o conteúdo principal