Questão 1775862

Medicina · 2025

Questão

ID 1775862

Disciplina: Medicina

Assunto: Anatomia do Sistema Musculoesquelético

Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste


O sistema musculoesquelético é composto por estruturas ósseas, articulares, musculares, tendíneas e ligamentares que atuam de forma integrada permitindo movimento e sustentação corporal. A compreensão da anatomia e fisiologia é fundamental para prática ortopédica. Considerando a anatomia e fisiologia do aparelho locomotor, analise as afirmativas a seguir;

I.O tecido ósseo é tecido conjuntivo especializado mineralizado composto por matriz orgânica predominantemente colágeno tipo I e matriz inorgânica predominantemente hidroxiapatita de cálcio, apresentando células como osteoblastos responsáveis por síntese óssea, osteócitos como células maduras de manutenção e osteoclastos responsáveis por reabsorção óssea.

II.As articulações sinoviais são caracterizadas por superfícies articulares recobertas por cartilagem hialina, cápsula articular fibrosa, membrana sinovial produtora de líquido sinovial que nutre cartilagem e lubrifica articulação, ligamentos estabilizadores e possibilidade de ampla movimentação.

III.Os músculos esqueléticos são inervados exclusivamente pelo sistema nervoso autônomo simpático, não apresentando nenhuma relação com nervos motores do sistema nervoso somático ou placas neuromusculares.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 1775862
Pular para o conteúdo principal