Questão 177547

Língua Portuguesa · 2023

Questão

ID 177547

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Enunciação, Enunciado, Enunciador, Sentidos do texto

Ano: 2023 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal


– E logo dois homens apareceram, e amarraram-me com cordas. Era uma prisioneira – era uma escrava! Foi embalde que supliquei em nome de minha filha, que me restituíssem a liberdade: os bárbaros sorriam-se de minhas lágrimas, e olhavam-me sem compaixão... Julguei enlouquecer, julguei morrer, mas não me foi possível... Meteram-me a mim e a mais trezentos companheiros de infortúnio e de cativeiro no estreito e infecto porão de um navio. Trinta dias de cruéis tormentos, e de falta absoluta de tudo quanto é necessário à vida passamos nessa sepultura até que abordamos as praias brasileiras. Para caber a mercadoria humana no porão, fomos amarrados em pé para que não houvesse receio de revolta, acorrentados como animais ferozes das nossas matas que se levam para recreio dos potentados da Europa. Davam-nos água imunda, podre e dada com mesquinhez, a comida má e ainda mais porca: vimos morrer ao nosso lado muitos companheiros à falta de alimento e de água.

\(\quad\)

REIS, Maria Firmina dos Reis. Úrsula e outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018.


A respeito de Úrsula, romance de Maria Firmina dos Reis, escrito em 1858, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O romance de Maria Firmina dos Reis possui um eu enunciador consciente de sua identidade que se constitui por meio de marcas textuais.

Alternativas da questão 177547
Pular para o conteúdo principal