Questão 176493

Língua Portuguesa · 2015

Questão

ID 176493

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Adjunto Adnominal Versus Predicativo do Sujeito e do Objeto, Funções Sintáticas da Palavra "Que"

Ano: 2015 Banca: Instituto Legatus - Legatus Órgão: Prefeitura Municipal de Pau D'Arco do Piauí


Utilize o texto abaixo para responder às questões de 1até 07. 

 TEXTO I 

Numa sociedade fortemente hierarquizada, em que aspessoas se ligam entre si e essas ligações sãoconsideradas como fundamentais (valendo mais, naverdade, do que as leis universalizantes que governamas instituições e as coisas), as relações entre senhorese escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade,confiança e consideração”. Aqui, o senhor não sesente ameaçado ou culpado por estar submetendo umoutro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelocontrário, ele vê o negro como seu “complementonatural”, como um “outro” que se dedica ao trabalhoduro, mas complementar às suas próprias atividadesque são as do espírito. Assim a lógica do sistema derelações sociais no Brasil é a de que pode haverintimidade entre senhores e escravos, superiores einferiores, porque o mundo está realmentehierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, tambémrepartido e totalizado em esferas, círculos, planos,todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santosde vários méritos etc., sendo tudo consolidado naSantíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo;igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O pontocrítico de todo nosso sistema é a sua profundadesigualdade. (...) Neste sistema, não hánecessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio eo negro, porque as hierarquias asseguram a superioridadedo branco como grupo dominante. 

(Roberto da Matta, Relativizando - Uma Introdução àAntropologia Social)

Releia o trecho retirado do texto e em seguida analiseos itens, levando em consideração os recursoslinguísticos empregados no período:


Numa sociedade fortemente hierarquizada, emque as pessoas se ligam entre si e essas ligaçõessão consideradas como fundamentais (valendomais, na verdade, do que as leis universalizantesque governam as instituições e as coisas), asrelações entre senhores e escravos podiam serealizar com muito mais “intimidade, confiança econsideração”.

I. A oração “...e essas ligações sãoconsideradas como fundamentais”apresenta um predicativo do sujeitointroduzido pela preposição como.

II. O elemento coesivo “que”, em “em que aspessoas se ligam entre si” e “do que asleis universalizantes” apresenta umafunção sintática, nas duas ocorrências.

III. “...que governam as instituições e ascoisas”, essa oração destacada pode serclassificada como um adjunto adnominaloracional.

Está (ão) correto (s) o (s) item (ns):

Alternativas da questão 176493
Pular para o conteúdo principal