Questão 1750099

Geografia · 2014

Questão

ID 1750099

Disciplina: Geografia

Assunto: Conceitos de Topografia

Ano: 2014 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Cantagalo


A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo. O estudo do relevo de um terreno consiste na determinação das alturas de seus pontos característicos e definidores da altimetria, relacionados com uma superfície de nível que se toma como elemento de comparação. Com base no trecho anterior, analise os conceitos.

I. Altitude: distância medida na vertical entre um ponto da superfície física da terra e a superfície de referência altimétrica, que, no caso das altitudes, é o nível médio dos mares prolongado nos continentes.

II. Cota: distância vertical que separa os pontos topográficos considerados, podendo ser positiva ou negativa, conforme os pontos estudados estejam acima ou abaixo daquele tomado como nível de comparação.

III. Datum: a origem das altitudes é o nível médio dos mares (superfície geoidal), determinado por um equipamento chamado marégrafo (que faz os registros do nível do mar), e materializada em uma RN, que é denominada Datum Vertical.

IV. Datum Vertical Oficial: para todo o território brasileiro é uma RN materializada no porto de Imbituba/SC, com altitude obtida em função do marégrafo ali instalado.

V. Desnível: é a distância medida ao longo da vertical de um ponto até um plano de referência qualquer, arbitrado.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas da questão 1750099
Pular para o conteúdo principal