Questão 1720313

Língua Portuguesa · 2023

Questão

ID 1720313

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Inferência Textual

Ano: 2023 Banca: UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Órgão: Universidade Federal do Espírito Santo


Leia os textos II e III e responda às questões de 8 a 10

Texto II

DALI, Salvador. A face da guerra. Museu Boymans van Beuningen, Rotterdam, Países Baixos, 1940- 41. Óleo sobre tela. Dimensões: 79 x 64cm. Disponível em:<http://www.wikiart.org/en/salvador-dali/the-face-of-war-1941>. Acesso em 1º jul. 2023.

Texto III

“Dalí pretende suprimir o medo da morte falando constantemente dele e retractando-o, como se essa repetição compulsiva se transformasse numa forma de manter a estabilidade do eu. O instinto de autoconservação incita a repetição de acções, porque encontra nele uma via para saciar a energia pulsional reprimida. Uma tela que ilustra esta compulsão de repetição, onde aparecem rostos de morte compulsivamente é ‘A face da guerra’.”

SILVA, Ana Filipa Fidalgo Vaz Coelho da. As problemáticas da identidade de Salvador Dalí. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. 2015, p. 78.



As serpentes longas e agitadas em torno de uma cabeça flutuante em um deserto árido compõem A face da guerra, de Salvador Dalí, como se pode ver no Texto II. Os horrores da Guerra Civil Espanhola são de alguma forma retratados nesta obra, especialmente pelo trauma que teria servido de inspiração para o pintor, que retratou a guerra não só nesta, mas em muitas telas que compõem o conjunto de sua obra. Confrontando o Texto II com o Texto III, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 1720313
Pular para o conteúdo principal