Questão
ID 1719989Disciplina: Estatística
Assunto: Estimador de Máxima Verossimilhança
Ano: 2021 Banca: UFES - Universidade Federal do Espírito Santo Órgão: Universidade Federal do Espírito Santo
Analise as afirmativas a seguir, sobre estimação pontual e intervalar:
I. Chama-se Erro Quadrático Médio (EQM) o valor EQM=E(T-β)2 , que, por sua vez, pode ser escrito como EQM=V(T)+Viés(T), sendo V a variância e T um estimador para β.
II. Conforme os conceitos da inferência clássica e fazendo uso do Teorema Central do Limite, a média amostral de uma população com média µ e variância σ converge para uma distribuição N[µ, \(\frac{σ2}{n}\) ]. Daí que um Intervalo de Confiança (IC) de 95% para µ pode ser dado por [ \(\bar X\) - 1,96 \(\frac{σ}{\sqrt{n}}\) < µ < \(\bar X\) + 1,96 \(\frac{σ}{\sqrt{n}}\) ]. Pode-se afirmar, então, que a probabilidade de que a variável aleatória µ esteja entre os limites descritos é de 95%.
III. Seja uma população exponencial (α) descrita por f(x|α)= α exp(-αx), para x>0, α>0 e 0 caso contrário. Logo, o Estimador de Máxima Verossimilhança (EMV) para α é a média amostral \(\bar X\) .
É CORRETO o que se afirma em