Questão 1700614

Atualidades e Conhecimentos Gerais · 2019

Questão

ID 1700614

Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais

Assunto: Internet/Redes Sociais/Fake News

Ano: 2019 Banca: MS Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Juti


Com base na notícia de BBC News, publicada em 12 de março de 2019, da qual foi retirado o trecho seguinte, responda à próxima questão.

Imprensa livre é melhor arma contra 'fake news', diz diretor do BBC World Service Group

Em discurso no seminário "Beyond Fake News - Em busca de soluções", organizado pela BBC nesta terça-feira no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, o diretor do BBC World Service Group, Jamie Angus, afirmou que uma imprensa livre e vibrante é a melhor arma contra a desinformação.

Jamie Angus na abertura do seminário 'Beyond Fake News - Em busca de soluções', realizado nesta terça em São Paulo

"Precisamos oferecer alternativas para as fake news, para os bots, para a desinformação. Precisamos continuar a oferecer a verdade, com transparência e abertura, superando o desafio de unir e não de dividir nossa audiência", disse Angus ao listar as estratégias do "Beyond Fake News", projeto global da BBC que busca combater histórias falsas e alertar sobre seus perigos.

"Precisamos reafirmar e valorizar a liberdade de imprensa - uma imprensa vibrante e livre que apoia a liberdade de expressão é a melhor arma contra as fake news", afirmou. Segundo Angus, o Serviço Mundial da BBC - que engloba a BBC News Brasil e produz conteúdos em 42 línguas - encara o combate às fake news como uma prioridade de suas operações.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47532592 - acesso em 14/03/2019.)

A notícia também informa que:

I- Entre as iniciativas planejadas nesta terça-feira está uma oficina sobre leitura crítica de notícias para professores.

II- Momentos antes do discurso, Angus - que visita o Brasil pela primeira vez - disse à BBC News Brasil que o país tem uma "cultura de mídia fantasticamente vibrante e madura", assim como uma "democracia bem estabelecida".

III- Segundo Angus, muitas vezes usuários compartilham links sem ler seu conteúdo, atraídos por manchetes que servem como iscas e movidos mais pela emoção do que pela razão.

Está(ão) correto(s)

Alternativas da questão 1700614
Pular para o conteúdo principal