Questão 1678977

Língua Portuguesa · 2023

Questão

ID 1678977

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Reorganização e Reescrita de Orações e Períodos

Ano: 2023 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Universidade Federal de São João del-Rei


INSTRUÇÃO: Leia o texto III a seguir para responder às questões de 6 a 8.

TEXTO III

Claire trabalha há seis anos como relações públicas em uma importante empresa de consultoria com sede em Londres. Ela tem 34 anos de idade, gosta do seu trabalho e ganha um bom salário. Mas, nos últimos seis meses, começou a ficar apreensiva com o futuro da sua carreira, devido à inteligência artificial (IA).

“Não acho que a qualidade do trabalho que produzo possa ser comparada com as máquinas atuais”, afirma Claire – cujo sobrenome foi omitido por questões de segurança profissional. “Contudo, paralelamente, estou surpresa ao ver como o ChatGPT ficou tão sofisticado em tão pouco tempo. Odeio pensar no que isso pode significar para minha empregabilidade.”

Nos últimos anos, vêm proliferando as manchetes sobre robôs que “roubam” empregos humanos. E ferramentas de IA criativa como o ChatGPT ficaram rapidamente mais acessíveis.

Com isso, alguns profissionais estão começando a ficar ansiosos com o seu futuro e se perguntando se os seus conhecimentos serão relevantes para o mercado de trabalho nos próximos anos. Especialistas têm estudado o fenômeno, e, na última pesquisa global de mercado de trabalho realizada anualmente pela empresa de consultoria PwC, quase um terço dos participantes demonstrou preocupação com a possibilidade de que a sua função seja substituída pela tecnologia em três anos.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ mercado/2023/04/os-profissionais-que-temem-perder-seuemprego-para-a-inteligencia-artificial.shtml. Acesso em: 5 jun.2023. [Fragmento adaptado]



Considerando a progressão do texto III, assinale a alternativa em que a reescrita do trecho do texto está correta, mantendo o sentido original.

Alternativas da questão 1678977
Pular para o conteúdo principal