Questão 1672155

Enfermagem · 2023

Questão

ID 1672155

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Central de Material e Esterilização

Ano: 2023 Banca: COPEVE/UFAL - FUNDEPES Órgão: Universidade Federal de Alagoas


As Centrais de Materiais Esterilizáveis (CME) de todos os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) devem, por obrigação, seguir a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde. Dadas as afirmativas acerca do controle de manutenções corretivas, preventivas e de qualificações dos equipamentos de uma CME, conforme a RDC nº 15/2012,

I. A qualificação de instalação, de qualificação de operação e de qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na limpeza automatizada e na esterilização de produtos para a saúde, deve ser realizada com periodicidade mínima anual.

II. Após mudança de um local de instalação de um equipamento de esterilização ou de limpeza automatizada que se encontra em perfeito estado de funcionamento e com suas qualificações em dia, não há necessidade de requalificação.

III. As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem passar por manutenção preventiva periódica, conforme determinação do fabricante, não sendo exigidas calibrações para elas.

IV. A área de monitoramento da esterilização de produtos para saúde deve dispor, obrigatoriamente, de indicadores biológicos, sendo facultado o uso de incubadoras.

verifica-se que está/ão correta/s

Alternativas da questão 1672155
Pular para o conteúdo principal