Questão
ID 1665349Disciplina: Medicina
Assunto: Triagem Neonatal e Pré-Natal
Ano: 2019 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Cuitegi
O Programa Nacional de Triagem Neonatal, ou simplesmente “Teste do Pezinho” é um programa de rastreamento populacional que tem como objetivo geral identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Analise as proposições sobre a Triagem Neonatal e coloque “V” para verdadeira e “F” para falso.
( ) A definição de Triagem Neonatal, engloba a metodologia de rastreamento, especificamente na população com idade de 0 a 28 dias de vida.
( ) A triagem neonatal ou “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, diarreicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas.
( ) Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.
( ) Crianças que não tenham realizado o “Teste do Pezinho” no período neonatal, devem ser dispensadas da avaliação, haja visto, ter passado o período crítico da doenças investigadas.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa: