Questão
ID 1652436Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Inferência Textual
Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de São João del-Rei
Com o objetivo de explorar o tema Intertextualidade em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, a professora selecionou a seguinte tirinha:

Disponível em: < http://hqmix.com.br/exposicao/festa-junina >. Acesso em 13 jul. 2018.
Ao analisar essa tirinha associada ao objetivo da docente, conclui-se que
I. o trabalho com intertextualidade previsto é inviabilizado a partir da ativação do conhecimento prévio de que cobras não têm medo de seres humanos.
II. a escolha da tirinha permite observar a presença de um texto inserido em outro, anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade.
III. os efeitos de sentido esperados se condicionam à exploração da leitura dos elementos verbais e não verbais constitutivos da multimodalidade do texto.
IV. o êxito do trabalho está garantido, uma vez que os alunos estão aptos a identificar as referências, alusões e retomadas exploradas pelo produtor da tirinha.
Estão corretas as afirmativas