Questão 1641121

Enfermagem · 2018

Questão

ID 1641121

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Câncer de Colo do Útero

Ano: 2018 Banca: UFCE - Universidade Federal do Ceará Órgão: Universidade Federal do Ceará


No Brasil, o câncer de colo do útero (CCU), também chamado de câncer cervical, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. A alta cobertura no rastreamento da população por meio do exame Papanicolaou é definida como o componente mais importante para que se obtenha significativa redução desses dados de morbidade por CCU. Acerca do exame Papanicolaou, marque V ou F e assinale a alternativa correta.

( ) De forma ideal, a coleta citopatológica deve ser realizada pelo menos cinco dias após o fim menstruação. Contudo, caso esta seja a única oportunidade e a mulher esteja no período menstrual, podem-se adicionar gotas de ácido acético a 2% à solução fixadora, buscando melhorar a qualidade da amostra.

( ) Após tratamento das lesões precursoras, as mulheres com história de lesões pré-neoplásicas retornam ao rastreio a cada três anos, ao apresentarem dois exames de controle citológicos semestrais normais, na unidade de referência.

( ) A realização da coleta de citopatológica para rastreio poderá ser realizada por técnicos de enfermagem devidamente treinados, em locais que haja necessidade, visando ampliar o acesso da população-alvo ao exame.

( ) Na presença de lesões suspeitas (vegetantes ou ulceradas no colo do útero) e em mulheres com queixa de sangramento vaginal fora do período menstrual e/ou desencadeada pela relação sexual, deve-se encaminhar para avaliação especializada, visto que podem ser manifestações de doença invasora.

Alternativas da questão 1641121
Pular para o conteúdo principal