Questão 1635939

Fisioterapia · 2023

Questão

ID 1635939

Disciplina: Fisioterapia

Assunto: DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS

Ano: 2023 Banca: ARES - Apoio às residências em saúde Órgão: Universidade Federal do Ceará


Sobre as técnicas para remoção de secreções em vias aéreas extratorácicas, leia as declarações a seguir.

I. Na Desobstrução Rinofaríngea Retrógrada (DRR) o princípio está fundamentado no aumento da velocidade do fluxo aéreo expiratório que diminui a pressão dos orifícios sinusais e da trompa de Eustáquio (provocando o chamado efeito de Venturi), favorecendo a mobilização das secreções dessas cavidades para o conduto rinofaríngeo principal.

II. A efetividade da “Técnica da Ponte”, adaptação da técnica do Aumento de Fluxo Expiratório (AFE) é maior quando realizada a partir de um volume inspiratório máximo e após uma expiração prolongada passiva, pois esta provoca uma inspiração reflexa próxima ao volume de reserva inspiratório, aumentando o volume pulmonar.

III. Em razão da pressão abdominal exercida ao final do tempo expiratório, a Expiração Lenta Prolongada (ELPR) é contraindicada em pacientes em pós-operatório de atresia de esôfago, na doença do refluxo gastroesofágico, em malformações cardíacas e afecções neurológicas centrais, ou ainda, em qualquer síndrome abdominal não identificada.

IV. A Drenagem Autógena (DA) envolve a utilização de três modos ventilatórios: ventilação a baixo volume pulmonar, que objetiva o descolamento de secreções proximais; ventilação a médio volume pulmonar, que visa coletar as secreções localizadas nas vias aéreas de médio calibre; e ventilação a alto volume pulmonar, que promove a eliminação das secreções das vias aéreas distais.

Assinale a alternativa que contém as declarações corretas.

Alternativas da questão 1635939
Pular para o conteúdo principal