Questão 1635182

Medicina · 2024

Questão

ID 1635182

Disciplina: Medicina

Assunto: Câncer de Endométrio

Ano: 2024 Banca: FACET Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Queimadas


Câncer do Colo Uterino e do Endométrio

Uma paciente de 62 anos, moradora de Queimadas, PB, apresenta sangramento vaginal pós-menopausa. Ela tem antecedentes de hipertensão e diabetes mellitus. A ultrassonografia transvaginal revela um espessamento endometrial de 12 mm. A paciente manifesta preocupação com a possibilidade de câncer.

Quais devem ser os próximos passos no manejo diagnóstico e terapêutico desta paciente?

1. Realizar uma biópsia endometrial para confirmar ou excluir a presença de neoplasia endometrial.

2. Solicitar uma histeroscopia diagnóstica com biópsia dirigida para avaliação detalhada da cavidade uterina.

3. Encaminhar a paciente para um raio x da área pélvica para avaliar a extensão da lesão e invasão de estruturas adjacentes.

4. Informar a paciente sobre as opções terapêuticas, incluindo histerectomia total em casos confirmados de malignidade.

5. Aconselhar a paciente sobre os fatores de risco associados ao câncer endometrial e a importância do acompanhamento médico regular.

Alternativas:

Alternativas da questão 1635182
Pular para o conteúdo principal