Questão 1625526

Medicina · 2010

Questão

ID 1625526

Disciplina: Medicina

Assunto: Hipertensão Arterial Sistêmica

Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Pró-Saúde Associação Beneficente


Uma paciente afrodescendente, assintomática, com 61 anos de idade, sedentária, hipertensa, diabética e dislipidêmica, foi ao ambulatório para consulta de rotina. Ela não apresenta cardiopatia estrutural nem aterosclerose significativa. Relata uso de atenolol 50 mg e glibenclamida 5 mg ao dia. No exame físico, apresentou IMC =31 kg/m2, pressão arterial (PA) de 152 mmHg x 94 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca (FC) de 64 bpm e circunferência abdominal de 96 cm. Traz os seguintes resultados: triglicerídios de 281 mg/dL, colesterol total de 260 mg/dL; HDL colesterol de 30 mg/dL, LDL colesterol de 175 mg/dL, glicemia de jejum de 140 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames laboratoriais de rotina foram normais.

Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.



A escolha do anti-hipertensivo deve ser norteada por aqueles agentes que demonstram ação diferenciada em uma população de afrodescendentes. Sendo assim, os bloqueadores dos canais de cálcio, por sua maior eficácia em atingir as metas, devem ser a primeira opção para essa paciente.

Alternativas da questão 1625526
Pular para o conteúdo principal