Questão
ID 1622579Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Literatura de Cordel
Ano: 2020 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Sapé
Pra cantar desafio eu tou sozinho
pois não vejo poeta à minha altura
eu não acho ninguém com estatura
pra poder me seguir nesse caminho...
Quando duma plateia eu me avizinho
surge alguém para me desafiar;
quando mais eu me ajoelho pra rezar
mais as almas penadas me aparecem:
se esse povo daqui não me conhece,
se assegure, que eu vou me apresentar!
(BT)
Trupizupe, olha tu não me assusta
Com a fama da tua valentia
Porque esta macheza é freguesia
E até nem me parece tão robusta.
Uma boa palmada não me custa
Pois no fundo eu te acho delicado
Se tu és um valente escolado
Eu quebrei no cacete a tua escola
O teu mestre saiu de padiola
E teu supervisor invertebrado.
(JQ)
(Quirino, Jessier, Tavares, Braulio In: Galos de Campina, Recife: Bagaço,2018.).
A partir da leitura das décimas acima de Galos de Campina, é CORRETO afirmar que se trata de:
I- Um poema-desafio no estilo Martelo Agalopado entre os dois poetas campinenses, Braulio Tavares e Jessier Quirino.
II- Braulio Tavares, natural de Campina Grande, compõe em martelo, o poema Trupizupe, o Raio da Silibrina que sairia no livro: Sai do meio que lá vem poeta no ano de 1982.
III- Jessier Quirino, natural de Campina Grande, compõe 14 anos depois e no mesmo gênero, um suposto desafio à Trupizupe, batizado: Meu nome é Rasga-rabo, bagunçador de bagunça. O poema-desafio é publicado no livro de estreia de Jessier, intitulado Paisagem de Interior (1996) pela Editora Bagaço.
IV- A sugestão de unir os dois textos dos poetas surge em 2008 por sugestão de Kydelmir Dantas. Surge, então, em folheto inicialmente A Peleja do Raio da Silibrina com o Relâmpago da Palavra para depois sair como Galos de Campina.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é: