Questão 1585324

Biologia · 2026

Questão

ID 1585324

Disciplina: Biologia

Assunto: Fotossíntese

Ano: 2026 Banca: Legalle Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul


A fonte primária de energia utilizada pela maioria dos seres vivos é a luz solar captada na fotossíntese. Os seres fotossintetizantes - plantas, algas e certas bactérias - captam a energia luminosa do Sol e a partir dela produzem glicídios, um grupo de substâncias orgânicas capazes de armazenar grandes quantidades de energia potencial química em suas moléculas. Com relação ao processo de fotossíntese, analise as assertivas a seguir:

I. A clorofila é um pigmento fotossintetizante capaz de absorver energia luminosa principalmente nas radiações correspondentes ao vermelho e ao violeta, refletindo quase todo o verde.

II. A clorofila é um pigmento fotossintetizante capaz de absorver energia luminosa principalmente a radiação correspondente ao verde e refletindo quase todo vermelho e violeta.

III. Os aceptores de elétrons da cadeia transportadora dispõem-se organizadamente em membranas internas do cloroplasto, eles são chamados de tilacóides.

IV. A reação de adição de Pi(fosfato inorgânico) ao ADP é denominada fosforilação e demanda muita energia para ocorrer.

Estão CORRETAS:

Alternativas da questão 1585324
Pular para o conteúdo principal