Questão
ID 1584962Disciplina: Terapia Ocupacional
Assunto: Análise das Atividades de Vida Diária (AVD)
Ano: 2026 Banca: Legalle Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul
Um homem de 52 anos, pedreiro, foi encaminhado para acompanhamento após fratura de rádio distal do membro dominante, tratada inicialmente com imobilização por 6 semanas. No momento da avaliação, apresenta dor moderada, edema residual, limitação da amplitude de movimento de punho e dedos, diminuição da força de preensão e dificuldade para realizar atividades de vida diária (AVDs) como higiene pessoal e alimentação. Relata ainda rigidez matinal e insegurança ao retornar às atividades laborais. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir.
I. A presença de dor e edema indica a necessidade de proteção tecidual, sendo recomendada a suspensão temporária das mobilizações articulares e das atividades funcionais até a resolução adequada do processo inflamatório.
II. O uso de recursos terapêuticos, como órteses, pode ser indicado para proteção articular e posicionamento adequado, associado à orientação para economia de energia e adaptação de atividades.
III. A reabilitação ocupacional deve ser iniciada preferencialmente após a estabilização completa do quadro clínico, priorizando a retomada das atividades relacionadas ao trabalho de forma segura.
Está(ão) INCORRETA(S):