Questão
ID 1574539Disciplina: Enfermagem
Assunto: Oxigenoterapia
Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Boa Vista
Um paciente de 72 anos de idade encontra-se hospitalizado em uma unidade de clínica médica, como conseqüência de insuficiência respiratória, secundária a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Encontra-se limitado ao leito por estar em uso de cateter nasal, com oxigênio a 2 L/min. O médico orientou para que o paciente não ficasse sem o oxigênio por períodos prolongados. Para fazer sua higiene corporal, com a ajuda de um profissional de enfermagem, ele retira o cateter e vai rapidamente até o chuveiro para o banho de aspersão. Queixa-se que o oxigênio não o está ajudando, que continua com falta de ar e dificuldades respiratórias. Foram prescritas: avaliação dos sinais vitais, tapotagem e nebulização a cada 4 horas.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
Considerando as queixas do paciente, o auxiliar de enfermagem pode aumentar, para até 5 L/m, o fluxo de oxigênio, em alguns períodos, a fim de melhorar o processo de ventilação do paciente.