Questão
ID 156619Disciplina: Enfermagem
Assunto: Norma Regulamentadora Nº 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde
Ano: 2025 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Arabutã
A Norma Regulamentadora 32 (NR-32) tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. O técnico de enfermagem está expostodiariamente a riscos biológicos (contato com sangue e fluidos), químicos (medicamentos, saneantes) e físicos (radiação, ruído). O cumprimento da NR-32, especialmente no que tange ao manejo de perfurocortantes e ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), é fundamental para prevenir acidentes de trabalho. Assim, analise as afirmativas a seguir.
I.A NR-32 proíbe terminantemente o reencape ou a desconexão manual de agulhas, devendo o descarte dos perfurocortantes ser imediato em recipiente adequado, que deve estar localizado o mais próximo possível do local de geração do resíduo.
II.Em precauções para aerossóis (ex: tuberculose pulmonar), o profissional de saúde deve utilizar máscara cirúrgica, e o paciente deve ser mantido em quarto privativo com pressão positiva.
III.O empregador deve fornecer gratuitamente os EPIs adequados ao risco, como luvas, capote, óculos e máscaras, cabendo ao técnico de enfermagem apenas o dever de utilizá-los.
Está correto o que se afirma em:.