Questão 1554509

Medicina Legal · 2007

Questão

ID 1554509

Disciplina: Medicina Legal

Assunto: Código de Ética Médica

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Administração do Estado do Tocantins


Recém-nascido a termo foi trazido ao IML para necropsia. Constava no ofício de solicitação que os pais da criança alegavam erro e negligência médica, porque os médicos não encaminharam o menino para a UTI neonatal logo após o nascimento. Tratava-se de um hospital particular e a mãe fora internada às pressas. Não houve tempo para preenchimento de fichas ou pagamento de caução exigida, porque a parturiente já estava em período expulsivo. O cadáver estava com pele de aspecto bolhoso, a epiderme começava a se deslocar em certas áreas e, em outras áreas, já havia franco deslocamento epidérmico. Nas cavidades serosas, havia efusões hemorrágicas.

Com relação ao problema exposto acima, julgue os próximos itens.



Os médicos que atenderam a parturiente agiram contra os preceitos éticos e legais nesse caso específico, pois, independentemente de pagamento, o atendimento emergencial deve ser prestado, inclusive com internações em UTI.

Alternativas da questão 1554509
Pular para o conteúdo principal