Questão
ID 1546208Disciplina: Arquitetura
Assunto: Sistemas Construtivos
Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de MG
Instrução: Para responder as questões 55 e 56, leia o fragmento abaixo e obseve as figuras.
Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã, projetado por Santiago Calatrava, é um ícone da região portuária do Rio de Janeiro. É um espaço que propõe a discussão sobre o futuro da humanidade, com concepção arrojada que conjuga ciência, tecnologia, expressividade arquitetônica e sustentabilidade.
As figuras a seguir ilustram o Museu do Amanhã.
Figura 1 - Vista Aérea

Disponível em: (http://engenhariae.com.br/editorial/colunas/museu-do-amanha-um-novo-conceito-de-museu/) Acesso em: 27 jul. 2018
Figura 2 - Vista Posterior

Disponível em: (http://www.portomaravilha.com.br/museu_amanha) Acesso em: 27 jul. 2018
Figura 3 - Detalhes Construtivos

Disponível em: (https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2015/11/27/museu-do-amanha/) Acesso em: 27 jul. 2018
Figura 4 – Etapa da Obra – Julho 2014

Foto: Clarice Barretto
Toda a estrutura da edificação foi executada em concreto, exceto a cobertura. As estruturas da cobertura transformam-se em elementos esculturais de grande apelo estético, compostas por 48 peças metálicas distribuídas em 338 metros de comprimento e 20 metros de altura, totalizando 15 mil metros de área construída.
Com relação à concepção estrutural e às suas técnicas construtivas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Estruturas extensas como as do Museu do Amanhã devem ser fabricadas com contraflecha, para que, depois do descimbramento, o formato tenha as linhas retas desde o ponto único onde ficam apoiadas.
( ) Em sistemas estruturais como os do Museu do Amanhã, é necessário criar muitos enrijecimentos localizados, para evitar a flambagem em vários pontos da estrutura.
( ) Estruturas de aço patinável devem ser evitadas nesse tipo de edificação, em função do risco de corrosão e da baixa resistência.
( ) Trata-se de um projeto com estrutura em concreto convencional que dá forma aos elementos curvos, projetado para sustentar a estrutura metálica da cobertura, de alta resistência mecânica.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é