Questão
ID 153693Disciplina: Geografia
Assuntos: Migrações, Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
A migração de nordestinos para a Amazônia, intensificada durante o primeiro ciclo da borracha (final do século XIX), tinha como principal fator de expulsão as grandes secas que assolavam o Sertão. Em relação às consequências dessa migração para a estrutura social da Amazônia, avalie os itens:
I. Aumentou significativamente a população dos seringais, fornecendo a mão de obra necessária para a expansão da extração do látex.
II. A maioria dos migrantes não conseguiu rapidamente ascender socialmente, tornando-se seringalistas independentes graças à alta valorização da borracha.
III. Reforçou a dependência da região em relação ao extrativismo, dificultando a diversificação econômica e o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência mais robusta.