Questão 1531728

Tecnologia da Informação · 2023

Questão

ID 1531728

Disciplina: Tecnologia da Informação

Assunto: DER - DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO

Ano: 2023 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Universidade Estadual do Piauí


Um modelo de banco de dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados. De acordo com a intenção do modelador, um banco de dados pode ser modelado (descrito) em vários níveis de abstração. A primeira etapa do projeto de banco de dados é a construção de um modelo conceitual, a chamada modelagem conceitual. O objetivo da modelagem conceitual é obter uma descrição abstrata independente de implementação. A técnica de modelagem mais utilizada é a abordagem entidade-relacionamento.

Adaptado de Carlos A. Heuser. Projeto de Banco de Dados, 6. ed. São Paulo: Bookman, 2009.

Em relação ao Diagrama Entidade-Relacionamento (DER), avalie as seguintes afirmações:

I – Entidade é um conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados.

II – Generalização/Especialização são propriedades que podem ser atribuídas a entidades. A partir deste conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências (especialização) de uma entidade genérica.

III – Atributo é o dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade. No entanto, eles não podem estar presentes em relacionamentos.

IV – Cardinalidade é o número de ocorrências de uma entidade que pode estar envolvida em um relacionamento. A cardinalidade mínima pode ser 0 ou 1 e a cardinalidade máxima pode ser 0 ou n.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.

Alternativas da questão 1531728
Pular para o conteúdo principal