Questão 1521397

Arquitetura · 2016

Questão

ID 1521397

Disciplina: Arquitetura

Assunto: Políticas Públicas Urbanas

Ano: 2016 Banca: IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais Órgão: Instituto Federal de Minas Gerais


O trabalho de arquitetos e urbanistas em áreas periféricas (com exclusão daqueles bairros conhecidos como condomínios fechados) costuma reproduzir a cultura construtiva local e adequar-se à realidade socioeconômica dos moradores. Estes fatores produzem alguns padrões de atuação que limitam, em geral, as possibilidades de atuação dos arquitetos urbanistas. Esses padrões são:

I. autoconstrução: processo de construção conduzido pelo próprio morador;

II. construção tradicional formal, pautada pelo processo de construção com a contratação pelo próprio morador de uma firma de construção que, por sua vez, contrata profissionais liberais como engenheiros e arquitetos;

III. autogestão: processo de construção onde o morador conduz o processo recebendo recursos financeiros de origem pública, gerenciando a obra e contratando todos os profissionais;

IV. construção em mutirão: processo construtivo conduzido pelo próprio morador em parceria com seus vizinhos;

V. cogestão, pautada pelo processo construtivo conduzido pelo próprio morador acompanhado por uma assistência técnica fornecida gratuitamente pela prefeitura.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Alternativas da questão 1521397
Pular para o conteúdo principal