Questão
ID 1499403Disciplina: Biologia
Assunto: Célula Vegetal
Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Sopa de Pedra
Prato português será incluído no cardápio de restaurante popular de BH
Ainda este mês, a sopa de pedra, iguaria da culinária portuguesa, integrará o menu dos restaurantes populares de Belo Horizonte. A receita foi repassada aos cozinheiros mineiros pelo chef Vítor Sobral, que esteve na cidade na semana passada participando do 3.º Encontro Internacional de Chefs, promovido pela Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel).
A receita do prato escolhido por ele surgiu da lenda de que padres franciscanos muito pobres percorriam as casas em Portugal solicitando a doação de alimentos. Para sensibilizar os moradores, eles diziam que tinham apenas pedras como ingrediente para a sopa. Com esse argumento, acabavam conseguindo vários tipos de alimentos que iam formar um prato substancioso e saboroso.
Sopa de Pedra
Ingredientes:
• meio quilo de feijão roxo
• 1 kg de orelha e cabeça de porco
• 200 g de costelinha
• 250 g de carne de boi para cozinhar
• 100 g de toucinho
• 1 chouriço
• 1 lingüiça defumada
• 1 repolho; 400 g de batatas; 2 cenouras; 2 cebolas; 2 dentes de alho; sal a gosto; hortelã e coentros (opcional)
Internet: <www.mundolusiada.com.br/culinaria>(com adaptações).
Julgue os itens de 51 a 55, relativos aos ingredientes da sopa de pedra.
As células presentes na orelha e na cabeça de porco, na costelinha, na carne de boi, no toucinho, no chouriço e na lingüiça são tipicamente procarióticas, isto é, não possuem carioteca nem organelas envolvidas por membrana.