Questão
ID 14939Disciplina: Química
Assuntos: Lei das Proporções Múltiplas (Dalton), Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr), Transformações: Estados Físicos e Fenômenos
Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes
Em 1913, um cientista “publicava um dos mais importantes trabalhos da física do século XX, no qual apresentava um modelo do átomo construído a partir dos fatos experimentais e da hipótese de quantização de energia de Max Planck. Esse modelo representa uma ruptura com o mundo clássico. É nesse modelo que pela primeira vez a física abre mão de descrever detalhadamente um processo físico ao postular os saltos quânticos entre os níveis de energia.”
(Adaptado de F.A.G. Parente, A.C.F. dos Santos, A.C. Tort. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, 4301, 2013)
A proposta de que os elétrons se movem ao redor do núcleo em determinadas camadas ou níveis de energia, sendo que a energia é maior quanto mais distante do núcleo está a partícula é do físico