Questão 14931

Biologia · 2023

Questão

ID 14931

Disciplina: Biologia

Assuntos: Ciclo Menstrual, IDENTIDADE DOS SERES VIVOS

Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes


“Existem dois ciclos reprodutivos fortemente associados nas mulheres. O termo ciclo menstrual refere-se especificamente às mudanças que ocorrem cerca de uma vez por mês no útero. Tais mudanças cíclicas no útero são controladas, por sua vez, pelo ciclo ovariano. Assim, o ciclo reprodutivo das mulheres é na realidade um ciclo integrado envolvendo dois órgãos, o útero e os ovários.” (Adaptado de: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015). Com relação ao ciclo reprodutivo feminino, analise as afirmativas a seguir:


I. O ciclo ovariano é controlado pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), ambos produzidos pela adenohipófise.

II. Durante a fase folicular do ciclo ovariano, o estrógeno secretado em quantidades crescentes pelo folículo em desenvolvimento leva a um pico na produção de LH que, por sua vez, determina a ovulação.

III. Após a ovulação, segue-se a fase lútea do ciclo ovariano, período em que o corpo lúteo secreta progesterona. Esse hormônio estimula as glândulas do endométrio a secretar seus produtos (fase secretora) e mantém o endométrio desenvolvido.


Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 14931
Pular para o conteúdo principal