Questão 1477449

Língua Portuguesa · 2022

Questão

ID 1477449

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: 1ª Geração (Fase Heroica)

Ano: 2022 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo


A mostra artística de Anita Malfatti abalou a cultura nacional e abriu o caminho para a semana de Arte Moderna de 1922. Elogiada na Europa, Anita enfrentou duras críticas internas, como as de Monteiro Lobato que escreveu:

“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. [...] Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso e cia.”(O Diário de São Paulo, dez. 1917)

É correto afirmar que os modernistas

Alternativas da questão 1477449
Pular para o conteúdo principal