Questão 1458433

Conhecimentos de Nicho ou de Profissões Liberais · 2007

Questão

ID 1458433

Disciplina: Conhecimentos de Nicho ou de Profissões Liberais

Assunto: Guarda Ambiental

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Estadual de Meio Ambiente


José da Silva é guarda ambiental no Espírito Santo, nomeado pelo governador para o cargo criado por lei denominado vigilante ambiental. Ele coordena um grupo de ambientalistas que auxiliam gratuitamente na vigilância e manutenção de parques ecológicos no estado. Um desses voluntários, de nome Antônio, sob ordem de José, prendeu um adolescente que transitava nas imediações da reserva ecológica sob o fundamento de potencial perigo à fauna do local.

Considerando essa situação hipotética e o entendimento do Superior Tribunal de Justiça acerca do assunto, julgue os itens seguintes.



O fato de o guarda ambiental responder por abuso de autoridade não afasta eventual imputação de responsabilização civil.

Alternativas da questão 1458433
Pular para o conteúdo principal