Questão 1456944

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 1456944

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Reorganização e Reescrita de Orações e Períodos

Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Sertãozinho - PB


Leia o texto a seguir para responder às questões de números 34 a 36.

A proposta de redação do Enem 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Um estudante, no primeiro parágrafo de seu texto, escreveu:

“O poeta modernista Oswald de Andrade relata, em ‘Erro de Português’, que, sob um dia de chuva, o índio foi vestido pelo português – uma denúncia à aculturação sofrida pelos povos indígenas com a chegada dos europeus ao território brasileiro. Paralelamente, no Brasil atual, há a manutenção de práticas prejudiciais não só aos silvícolas, mas também aos demais povos e comunidades tradicionais, como os pescadores. Com efeito, atuam como desafios para a valorização desses grupos a educação deficiente acerca do tema e a ausência do desenvolvimento sustentável.”

(Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2023/noticia. Adaptado)



Considerando-se o sentido do texto e a conformidade com a norma-padrão, o trecho – Paralelamente, no Brasil atual, há a manutenção de práticas prejudiciais não só aos silvícolas, mas também aos demais povos e comunidades tradicionais, como os pescadores. – admite a seguinte reescrita:

Alternativas da questão 1456944
Pular para o conteúdo principal