Questão 1451423

Língua Portuguesa · 2020

Questão

ID 1451423

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Texto Expositivo

Ano: 2020 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Gravatá


Texto para as questões de 34 a 40

Recria de tilápia

Por Embrapa, 2007.

No Brasil, a fase de recria de tilápia, também chamada de fase de engorda, vem sendo feita em até 4 tipos de regimes: em regime extensivo, em açudes e sem nenhum manejo além da estocagem dos alevinos; em regime semi-intensivo, em viveiros, com ou sem adubação e fazendo uso de ração artesanal ou comercial; em regime intensivo, em tanquesrede e canais de irrigação, usando-se ração nutricionalmente completa; em sistema superintensivo, em “raceway”, oferecendo ração nutricionalmente completa e mantendo alto fluxo de água nas instalações.

O cultivo extensivo em açudes tem grande relevância social, pois garante proteína de origem animal a populações carentes, mas é pouco produtivo (100 a 500 kg de peixes/ha/ano). Em se tratando de reservatórios públicos, o peixamento, em geral, é feito por órgãos do poder público, não havendo nenhum manejo específico após a estocagem dos peixes.

A modalidade superintensiva de criação de tilápia em “raceway” é recente no Brasil. Nesse tipo de instalação, também chamada de tanque de alto fluxo, são construídos canais em alvenaria, que mantêm o fluxo contínuo de água, imitando a correnteza de um rio. Nesse tipo de instalação, é necessário manter o fluxo contínuo de água e altas taxas de renovação para prover a qualidade da água nos padrões que favoreçam o pleno desenvolvimento dos peixes.

O sistema “raceway” requer grandes investimentos, monitoramento constante da qualidade da água e fornecimento de ração de alto padrão de qualidade. As densidades praticadas nesse sistema giram entre 20 e 80 peixes por m³ e a produtividade, entre 10 e 200 kg de peixes por m³.

(Disponível em: https://bit.ly/2KHFi94, adaptado)



Leia o texto 'Recria de tilápia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto leva o leitor a inferir que o sistema “raceway” requer grandes investimentos, monitoramento constante da qualidade da água e fornecimento de ração de alto padrão de qualidade.

II. As informações presentes no texto permitem concluir que, no Brasil, a fase de recria de tilápia é também chamada de fase de recalibragem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas da questão 1451423
Pular para o conteúdo principal