Questão
ID 1440494Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Relações Estabelecidas Pelas Preposições
Ano: 2023 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Prefeitura Municipal de Biguaçu
Chama-se preposição a uma unidade linguística desprovida de independência e, em geral, átona, que se junta a substantivos, adjetivos, verbos e advérbios para marcar as relações gramaticais que elas desempenham no discurso, quer nos grupos unitários nominais, quer nas orações. Nesse sentido, analise as assertivas.
I. Em Bruna gosta de Belo Horizonte, a preposição de une a forma verbal gosta ao seu termo complementar Belo Horizonte para ser o índice da função gramatical preposicionada complemento relativo.
II. Em Homem de coragem, a mesma preposição de vai permitir que o substantivo coragem exerça o papel de adjunto adnominal do substantivo homem – função normalmente desempenhada por adjetivo.
Das assertivas, pode-se afirmar que: