Questão
ID 144041Disciplina: Geografia
Assunto: Conferência de Estocolmo (1972)
Ano: 2025 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Seara
Em 2024, dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) indicaram que:
• A China manteve-se como maior parceiro comercial de diversos países da América do Sul e da África.
• A União Europeia reforçou sanções econômicas a países envolvidos em conflitos territoriais e violações ambientais, enquanto buscou acordos de transição energética com nações latino-americanas.
• O Brasil, por sua vez, aumentou exportações para a Ásia e firmou novos compromissos ambientais no âmbito da COP, além de integrar fóruns como BRICS+, G20 e acordos Mercosul−União Europeia (em negociação).
Considerando o cenário descrito e os princípios de análise da ciência geográfica, é correto afirmar que esse contexto expressa: