Questão
ID 1432914Disciplina: Fonoaudiologia
Assunto: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Motricidade Orofacial
Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
A disfunção temporomandibular (DTM) é a principal causa de dor de origem não dental na região orofacial. Com causa multifatorial e predomínio no gênero feminino, a DTM é definida como um conjunto de alterações que envolvem principalmente os músculos mastigatórios e a articulação temporomandibular.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. A DTM parece modificar a articulação da fala como mecanismo protetor adaptativo, principalmente desencadeado na presença da dor muscular e articular.
2. Em termos de sintomatologia, os principais sinais e sintomas associados são: dor na região do terço médio e inferior da face e/ ou área pré-auricular que é agravada com a movimentação mandibular, limitação da função mandibular, ruídos na ATM e cefaleia.
3. Em indivíduos com DTM dificilmente se encontra o padrão mastigatório alterado. Porém essa função deverá ser avaliada, com introdução de alimento para visualização.
4. Na avaliação devem-se considerar as diferenças individuais que abrangem desde as mudanças na regulação da percepção dolorosa até mesmo a presença de comorbidades.
5. A terapia fonoaudiológica pode ser bastante beneficiada com a utilização de recursos, como laser terapêutico, bandagem funcional e eletroterapia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.