Questão
ID 143001Disciplina: Odontologia
Assunto: Manifestações Orais de Terapias Antineoplásicas
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
O acompanhamento odontológico de pacientes oncológicos na Atenção Básica é vital, especialmente no diagnóstico precoce e no suporte durante o tratamento antineoplásico. A radioterapia em região de cabeça e pescoço e a quimioterapia geram efeitos colaterais orais significativos.
Analise as asserções abaixo sobre o papel da equipe de saúde bucal da AB nesse contexto:
I. A adequação do meio bucal prévia ao início da radioterapia, com eliminação de focos infecciosos, é fundamental para prevenir a osteorradionecrose.
II. A mucosite oral é uma complicação comum da quimioterapia e radioterapia, e seu manejo na AB pode incluir laserterapia de baixa potência (se disponível) e orientações de higiene oral atraumática.
III. Extrações dentárias em áreas irradiadas devem ser evitadas sempre que possível devido ao risco de osteorradionecrose; se inevitáveis, requerem planejamento cuidadoso e cobertura antibiótica, preferencialmente em ambiente especializado.
IV. O uso de flúor tópico diário não é contraindicado em pacientes irradiados, desde que utilizado adequadamente para prevenir cáries, devendo-se manter seu uso durante todo o tratamento oncológico.
Estão corretas: