Questão 1429603

Comunicação Social · 2008

Questão

ID 1429603

Disciplina: Comunicação Social

Assunto: Código de Ética do Profissional de Jornalismo

Ano: 2008 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú


Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ).

( ) O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, mesmo que seu trabalho tenha sido alterado por terceiros.

( ) O jornalista não pode divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, mesmo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.

( ) O jornalista deve promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

( ) A cláusula de consciência pode ser usada como argumento para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas.

( ) A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.

Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, assinalada de cima para baixo.

Alternativas da questão 1429603
Pular para o conteúdo principal