Questão
ID 1402993Disciplina: Psicologia
Assunto: Semiologia Psiquiátrica e Critérios de Normalidade
Ano: 2018 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Universidade Federal do Paraná
Em relação às situações em que o paciente está em crise, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O alvoroço, a desorganização, a confusão e o comportamento violento são algumas da características mais facilmente associadas a situações de crise na saúde mental.
( ) No caso das crises psíquicas, o desarranjo, o desespero, as vozes, as visões ou a eclosão psicótica expressam uma tentativa de cura ou de resolução de problemas e sofrimentos cruciais na vida da pessoa, de um núcleo familiar e comunitário.
( ) As crises psíquicas são suportadas, muitas vezes, por igrejas, terreiros e outras formas culturais. Somente parte delas é tratada pela psiquiatria. Muitos atores podem ser acolhedores de pessoas em crise: médicos de família, agentes de saúde, enfermeiros e vizinhos, entre outros.
( ) Consideram-se as situações de crise como fenômenos essencialmente relacionais, como conflito ou quebra de consenso entre um sujeito e outro sujeito, mesmo que em algumas situações este outro pareça ser ele mesmo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.