Questão 1398274

Farmácia · 2016

Questão

ID 1398274

Disciplina: Farmácia

Assuntos: Métodos Espectrométricos e Fotométricos (UV-Vis, IR, MS)

Ano: 2016 Banca: UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Órgão: Universidade Federal de Santa Maria


Para responder às questões de números 28 e 29, considere a situação apresentada a seguir:

Miguel é farmacêutico responsável por uma farmácia magistral e recebe uma prescrição de um medicamento na forma de xarope para ser manipulado. A dose do fármaco prescrito é 25 mg/mL e o paciente é instruído a tomar 5 mL de 6 em 6 horas, durante 7 dias.



A cetirizina é um fármaco anti-histamínico dotado de alta afinidade e seletividade para os receptores H1 da histamina, sem apresentar efeitos anticolinérgicos e antisserotonérgicos de importância. No doseamento do teor de cápsulas de cetirizina por espectrofotometria no ultravioleta, a curva média dos padrões de referência demonstrada no gráfico apresentou a seguinte equação da reta.

A partir da amostra, foi preparada uma solução de concentração teórica de 20,0 μg/mL que apresentou absorbância de 0,590. Qual o teor (%) de fármaco presente nesta cápsula?

Alternativas da questão 1398274
Pular para o conteúdo principal