Questão 1395760

Medicina · 2022

Questão

ID 1395760

Disciplina: Medicina

Assunto: Insuficiência Venosa

Ano: 2022 Banca: UFPE - Universidade Federal do Pernambuco Órgão: Universidade Federal de Pernambuco


As doenças venosas crônicas (DVC) têm etiologia congênita ou são provocadas pela exposição mantida a fatores de risco. Sobre as DVC, analise as proposições a seguir.

1) A terapia de compressão pode ser elástica e inelástica. A compressão elástica ajusta as variações de volume da extremidade com maior pressão de repouso e menor pressão de trabalho.

2) A drenagem linfática é contraindicada nos pacientes DVC, uma vez que o comprometimento venoso é preponderante e o foco é o fortalecimento da bomba muscular periférica.

3) As terapias de compressão têm indicações na redução de vários tipos de edemas, na prevenção de trombose venosa profunda e nas varizes.

4) Como uma das principais causas da DVC é a falência contrátil do quadríceps, em virtude de alterações musculares ou imobilidade da articulação coxofemoral, o foco terapêutico é o fortalecimento da bomba muscular periférica, que potencializa o esvaziamento e a drenagem venosa.

Está(ão) correta(s):

Alternativas da questão 1395760
Pular para o conteúdo principal