Questão 1389782

Farmácia · 2023

Questão

ID 1389782

Disciplina: Farmácia

Assunto: Parasitologia

Ano: 2023 Banca: UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora Órgão: Universidade Federal de Juiz de Fora


Quando infectam um hospedeiro não usual (anormal), as formas juvenis de alguns parasitos são incapazes de completar seu ciclo evolutivo e migram através dos tecidos desse novo hospedeiro. A movimentação errante dessas formas juvenis pode causar um quadro clínico conhecido como larva migrans.

Considerando a síndrome clínica larva migrans em humanos, analise as afirmativas abaixo:

I. Na síndrome da larva migrans ocular geralmente não há hipereosinofilia e a resposta imunológica do indivíduo é menos intensa que na larva migrans visceral.

II. Uma das lesões típicas da larva migrans visceral, denominada granuloma alérgico, é formada pelas formas juvenis mortas cercadas por infiltrados ricos em eosinófilos e monócitos.

III. A dermatite pruriginosa ou larva migrans cutânea pode ser causada por formas juvenis de Ancylostoma braziliense, um parasito normal do intestino de cães e gatos.

IV. O diagnóstico da síndrome da larva migrans visceral é realizado pela observação de ovos do ascaridídeo Toxocara canis nas fezes humanas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas da questão 1389782
Pular para o conteúdo principal