Questão
ID 1382874Disciplina: Fonoaudiologia
Assunto: Disfagia Orofaríngea — Causas e Classificação
Ano: 2021 Banca: CEPUERJ - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro Órgão: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Com base no caso a seguir, responda às questões de números 23 a 25.
Idoso, 72 anos, após infecção por covid-19, evoluiu com a forma grave da doença, necessitando de internação em unidade de terapia intensiva. Permaneceu 18 dias em tubo orotraqueal, seguido de 11 dias de traqueostomia (TQT) até avaliação fonoaudiológica, na qual paciente encontrava-se com cuff insuflado e nutrindo-se por sonda nasoenteral, desperto e responsivo. Foi submetido à deflação do cuff, apresentando dificuldade em mantê-lo desinsuflado, além de voz de baixa intensidade e qualidade soprosa. No blue dye test, constatou-se aspiração maciça de saliva na primeira aplicação.
Considerando a história e os achados da avaliação clínica, a justificativa fisiopatológica para a aspiração nesse caso é: