Questão 1379010

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 1379010

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Quadrinho

Ano: 2025 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Universidade Estadual da Paraíba


Leia o texto III e responda às questões 09 e 10.

TEXTO III

Fonte: https://www.instagram.com/p/CpYqqt9PP2R/?igsh=MTBwbHBiamdpYnBhdA%3D%3D&img_index=1 Acesso em 04 de março de 2025.



Sobre o quadrinho, analise em sua integralidade, com especial atenção às falas das personagens e sua composição. A partir do contexto, analise as afirmações abaixo.

I- Atemática deste quadrinho se relaciona às variações linguísticas e suas adequações aos contextos comunicacionais.

II- O uso de expressões como “minino”, “oxe”, “visse”, “gostasse” são marcas de uma variante regional.

III- O segundo quadrinho, em que há a expressão “Ai meu Deus”, possui um balão diferente que expressa que algo foi pensado.

IV- A menção a “cuscuz” e “São João de Campina Grande” reforça o contexto regional de uso da variante dita pelos pais.

V- No último quadrinho, há uma adesão dos pais à variante falada pelo filho.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 1379010
Pular para o conteúdo principal