Questão
ID 135622Disciplina: Psicologia
Assunto: Teorias Cognitivas e Cognitivas Comportamentais
Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS
A Psicopatologia na Teoria dos Constructos Pessoais é entendida como a maneira pela qual a pessoa se agarra, de forma rígida ou ineficaz, a constructos que falham em antecipar os eventos de sua vida. O sofrimento decorre da incapacidade de construir a experiência de forma preditiva. Essa rigidez pode se manifestar de diversas formas clínicas.
I. A Constrição (Constriction) é uma resposta à Ansiedade, na qual a pessoa restringe seu sistema de constructos, focando apenas em poucas semelhanças e contrastes, para diminuir a gama de constructos (e, portanto, a ameaça de invalidação).
II. A Dilatação (Dilation) é uma resposta à Ameaça, na qual a pessoa tenta expandir o sistema de constructos de forma desorganizada, sem clareza, na esperança de capturar a realidade (característica da mania ou euforia).
III. A Hostilidade é a recusa em aceitar a invalidação dos constructos, na qual a pessoa tenta, ativamente, forçar os eventos a se ajustarem à sua predição, em vez de revisar seu constructo.
IV. A Culpa é um sinal de que os constructos são permeáveis, e a pessoa está pronta para o crescimento e a reorganização.
Estão corretas as afirmativas: