Questão 134846

Medicina · 2025

Questão

ID 134846

Disciplina: Medicina

Assuntos: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesões dos Membros Superiores

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A diferenciação clínica entre as síndromes neurovasculares no Acidente Vascular Encefálico (AVE) baseia-se nos déficits encontrados. Compare as síndromes da Artéria Cerebral Média (ACM) e Artéria Cerebral Anterior (ACA).

I. A oclusão da ACM tipicamente resulta em hemiparesia e hemi-hipostesia contralaterais com predominância braquiofacial (face e membro superior).

II. A oclusão da ACA resulta em hemiparesia e hemi-hipostesia contralaterais com predominância crural (membro inferior), podendo haver incontinência urinária e alterações comportamentais (lobo frontal).

III. A afasia (em hemisfério dominante) é um sinal clássico de acometimento da ACM, enquanto a ACA está associada apenas a déficits motores.

IV. A heminegligência (em lesões do hemisfério não dominante) é frequente na síndrome da ACM.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas da questão 134846
Pular para o conteúdo principal