Questão
ID 1348371Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Reorganização e Reescrita de Orações e Períodos
Ano: 2005 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Julgue os itens abaixo, considerando o emprego de estruturas lingüísticas no texto I.
I Caso a oração adverbial que inicia o texto estivesse imediatamente após a expressão "é necessário", não haveria necessidade de emprego da vírgula, visto que estaria restabelecida a ordem direta do período.
II A substituição da forma verbal "precisa" (L.4) por prescinde preserva o sentido original do texto e aumenta a força argumentativa do enunciado lingüístico.
III Na linha 7, a forma verbal subjuntiva "propiciem" poderia ser substituída, sem prejuízo da coerência do texto e da correção gramatical, pela forma indicativa propiciam, desde que fosse empregada a vírgula antes do conector "que".
IV Na linha 10, a forma de presente do indicativo "leva", associada ao emprego do advérbio "nunca", confere ao enunciado um tom assertivo, categórico, que não admite contestação.
V Estariam garantidas a coerência do texto e a correção gramatical se o período "O que sobra (...) socialmente impotentes" (L.12-13) fosse assim reescrito: Disso resulta uma sociedade atomizada, constituída de pessoas sem compromisso, desmoralizadas e socialmente impotentes.
A quantidade de itens certos é igual a