Questão 1344805

Medicina · 2010

Questão

ID 1344805

Disciplina: Medicina

Assunto: Dor Crônica e Síndromes Dolorosas

Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional Eleitoral da Bahia


Uma operadora de caixa (checkout) de um supermercado, com 25 anos de idade, com quatro anos de trabalho nessa função, queixa-se de endurecimento e hipersensibilidade dolorosa no pescoço e nos ombros há alguns anos. No exame neurológico, apresenta dor e parestesia em região cervical, com irradiação para os membros superiores, principalmente à direita, associadas a perda de força muscular nos membros superiores e a hipersensibilidade dolorosa nas apófises espinhosas vertebrais e nos músculos paravertebrais na região cervical. Após uma criteriosa avaliação médica, são identificados sinais de que a paciente apresenta quadro de cronificação do sintoma álgico, com comprometimento emocional associado.

Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.



A via de dor do tipo crônica na referida paciente provavelmente relaciona-se com os componentes e significados emocionais da dor, uma vez que se conecta com o bulbo.

Alternativas da questão 1344805
Pular para o conteúdo principal