Questão
ID 1344539Disciplina: Serviço Social
Assuntos: Teoria, Metodologia e Pesquisa em Serviço Social
Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
As práticas de pesquisa científica, para que possibilitem a construção de conhecimentos que conduzam a uma intervenção ética e politicamente intencionada na realidade, têm suas exigências próprias no que se refere à lógica, à epistemologia e às técnicas. Nessa perspectiva, à medida que o profissional que pesquisa assume como postulado a associação fundamental entre prática e teoria, ele vê-se desafiado a construir um caminho para a investigação de sua ação no processo mesmo da intervenção. É esse caminho que denomino de pesquisa-em-ação da intervenção profissional.
M. V. Baptista. A investigação em serviço social. São Paulo: Veras Editora, 2006, p. 70
A partir do texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Por meio da metodologia apresentada no texto, busca-se, deliberadamente, o conhecimento científico, mas não se atém a um circuito analítico da ação que se investiga.